* Artigo do site iConnect.
Design de Informação ou InfoDesign
É uma especialidade do Design Gráfico que lida especificamente com o projeto da informação visual. Seu objetivo principal é facilitar o acesso e a compreensão de informações analógicas e digitais.
Design Editorial
Assim como o InfoDesign, esta área é uma especialidade do Design Gráfico, que se ocupa de realizar o projeto gráfico na editoração. Editoração é o ato de reunir, organizar e anotar os textos de um determinado autor para posterior exposição. Este tipo de profissional está sempre vinculado ao Jornalismo e é por este motivo que o próprio Designer Gráfico mantém uma relação intrínseca com o jornalista.
Especialidades do Design Editorial
- Design de Livros: Ocupa-se da estruturação gráfica e visual quando de um projeto de edição de um livro.
Segundo fatos, é a base determinante para o surgimento do Design Gráfico.
- Design de Revistas: É uma das áreas do Design Gráfico mais ativo e influente atualmente.
- Design de Jornal: O profissional desta área, que pode ser um Designer Gráfico, se ocupa da hierarquia
diagramadora no processo de editoração, selecionando os campos por ordem e seqüência a um valor atribuído para a posterior impressão.
Design Tipográfico
A tipografia é um dos pilares do Design Gráfico, pois a mesma é de relevante importância nos processos gráficos de diagramação ou a relação texto imagem. É considerada um dos aspectos mais sofisticados e específicos do Design Gráfico. Tipografia é o evento na qual o Designer Gráfico ou tipográfico utiliza como ferramenta para criação de novos estilos de fontes (letras), símbolos ou números, bem como é o processo que agrega quando da diagramação o correto emprego das fontes para uma sincronia editorial e visual mais homogênea. A tipografia clássica baseia-se em pequenas peças de madeira ou metal com relevos de letras e símbolos — os tipos móveis. Tipos rudimentares foram inventados inicialmente pelos chineses. Mas, no século XV, foram redescobertos, por Johann Gutenberg, com a invenção da prensa tipográfica. A diferença entre os tipos chineses e os de Gutenberg é que os primeiros não eram reutilizáveis. A reutilização dos mesmos tipos para compor diferentes textos mostrou-se eficaz e é utilizada até aos dias de hoje, constituindo a base da imprensa durante muitos séculos. Essa revolução que deu início à comunicação em massa foi cunhada pelo teórico Marshall McLuhan como o início do “homem tipográfico”.
Mesmo com o advento dos computadores e da edição eletrônica de texto, a tipografia permanece viva nas formatações, estilos e grafias.
Tipografias famosas
As seguintes são famílias tipográficas célebres na história do design gráfico.
- Arial
- Bodoni
- Frutiger
- Futura
- Garamond
- Gill Sans
- Helvetica
- Times new roman
- Univers.
Design Visual
É o Designer que atua em qualquer mídia ou suporte de comunicação visual. O profissional que atua nesta área abrange uma totalidade de canais de informações como meio de transmissão de dados comunicativos, corporativos, tipográficos, o próprio Designer Gráfico, impressos, programação visual, editorial entre outros.
Dentre as especializações do design visual mais comuns na atualidade se encontram:
- Design visual independente do suporte aplicado
- Identidade Visual
- Design visual na mídia gráfica (impressão) - Design Gráfico
- Design tipográfico
- Design editorial
- Design de embalagem
- Design de cartaz
- Design visual na mídia eletrônica (interface) - Design Digital
- Design de hipermídia
- Web design
- Design de jogos eletrônicos
Estudo - Edição e Aplicação Bibliográfica feita por: Antônio Picoral Caiña, tomando como referência as disposições normativas de licenciamento Creative Commons, onde todo crédito é dado ao acervo encontrado sobre o tema no site: http://www.wikipedia.pt.com segundo seus próprios autores citados nas referências bibliográficas, bem como outros que por ventura colaboraram para disponibilizarem a título de estudo e consulta um banco de dados embasados direta e indiretamente na Temática. Logo a obra acima, reitero segue os critérios estabelecidos pela Licença Creative Commons Share Alike 3.0
Fonte: Oficina da Net
0 comentários:
Postar um comentário