* Artigo do site iConnect.
O que é um tema WordPress?
Imagine o sistema de tema do WordPress como uma "pele" do seu blog/site, tendo a sua disposição diversas cores e formatos e controles precisos sobre a apresentação gráfica e de conteúdo.
Um tema WordPress é uma coleção de arquivos que juntos produzem a interface gráfica com a identidade visual desejada. Esses arquivos são chamados de arquivos de templates, os quais podem ser imagens, folhas de estilos (CSS), JavaScript, páginas personalizadas e arquivos PHP.
O WordPress é muito flexível ao ponto de lhe permitir o uso de arquivos personalizados, mas rígido em relação a alguns arquivos-padrão, os quais precisam respeitar certa nomenclatura.
Devo realmente criar um tema WordPress?
Sim e não. São duas respostas condizentes a essa pergunta e lhe explico o motivo.
A quantidade de temas disponíveis no diretório do WordPress.org não é tão expressiva quanto os plugins. Há mais de 1.000 temas gratuitos. Já a quantidade de downloads, sim, foi mais de dez milhões.
O que significa dizer que você terá um tema parecido com diversos outros e seus usuários não assimilarão uma identidade própria que o lembre. Se for um blog corporativo ou o site de uma empresa, o problema é ainda maior.
É relevante desenvolver um tema específico e garantir a preservação da identidade visual do projeto em que está envolvido e atender seus próprios anseios. E, te garanto, é muito simples e fácil.
O que você precisa para criar um tema WordPress?
Imaginação e conhecimentos em design para criar um bom layout; dominar o HTML e o CSS que compõem as camadas de marcação e apresentação, respectivamente, além de conhecimentos básicos de PHP e das tags de template do WordPress.
Os temas WordPress, além de HTML e CSS, utilizam o PHP para chamar suas tags de templates do WordPress. Logo, se faz necessário um ambiente de desenvolvimento para essa linguagem. O XAMPP poderá te auxiliar na instalação do referido ambiente.
Ambiente de desenvolvimento em PHP
Como dito anteriormente, é necessário ter um ambiente PHP para desenvolver os temas WordPress, e para rodá-lo. Através do XAMPP, a instalação desse ambiente é simples e descomplicada. Ah, o XAMPP é gratuito.
Fonte: iMasters
0 comentários:
Postar um comentário