* Artigo do site iConnect.
A Comissão Antitruste dos Estados Unidos (FTC - Federal Trade Comission) está processando a Intel Corp - maior fabricante de microprocessadores do mundo - por ilegalmente usar seu domínio no mercado para esmagar a concorrência, assim fortalecendo seu monopólio.
Na ação movida pela FTC incrimina a Intel pelo abuso de sua posição dominante no mercado, forçando os fabricantes de computadores a usar apenas os seus produtos.
As ações da principal rival da Intel, a AMD, disparavam 5% no início da tarde, enquanto o índice Nasdaq exibia valorização de 0,63%. Enquanto isso, papéis da Intel caiam 2%. A Intel fabrica 80% dos chips de computadores do mundo, os cérebros dos computadores, e tem sido acusada por outros órgãos de defesa da competição e concorrentes como a AMD de agir ilegalmente para manter esse domínio - segundo o G1.
A comissão acusa a Intel de “asfixiar potenciais competidores” dos chips GPU, como os produzidos pela Nvidia, dizendo em um comunicado de imprensa que a Intel “enganou e ludibriou potenciais competidores para proteger o seu monopólio.”
A AMD, em um comunicado também emitido via email, considerou a ação da FTC como “boa para os consumidores”, chamando-a de “outro exemplo de reguladores no mundo a agirem para protegerem os direitos dos consumidores, forçando que se observem as leis sobre competição no mercado.”
A Intel fez um comunicado a imprensa chamando o processa da FTC de "um engano", alegando que tem competido "justamente e dentro da lei".
Fonte: Oficina da Net
0 comentários:
Postar um comentário