quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Sites governamentais ganham formato mais acessível

* Artigo do site iConnect.

Composição de cores e mudança na disposição dos links. Essas são algumas mudanças que vão deixar a navegação dos portais do Governo do Estado mais fácil para portadores de necessidades especiais.
De acordo com Censo realizado em 2000 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 25 milhões de brasileiros são portadores de algum tipo de necessidade especial (PNEs). Várias políticas de inclusão já foram criadas e com o mundo digital não é diferente.
Pensando nisso, a Fivecom Soluções em Web 2.0, empresa da Rede Gazeta, está reformulando alguns dos portais do Governo do Estado do Espírito Santo para torná-los mais acessíveis para essas pessoas. A previsão é de que ainda neste ano sejam lançados os novos portais das secretarias de Turismo (Setur), Gestão e Recursos Humanos (Seger) e Economia e Planejamento (SEP).
“Uma página de fácil navegação e que permita a participação de PNEs na sociedade é fundamental para proporcionar oportunidades iguais nas diversas áreas. Por isso, a Fivecom se antecipou na especialização de produzir esses sites. Além de respeito aos direitos humanos, manter uma web acessível para esse público é uma obrigação legal para sites de interesse público”, explica o diretor comercial da Fivecom, Eustáquio Martins.
Entenda as mudanças
O conteúdo será reformulado para melhor entendimento de todos, sejam deficientes visuais, fisico-motores ou auditivos. “Visualmente falando, é necessário utilizar espaçamentos, os ‘respiros’, em cada elemento do site. Vamos trabalhar com um contraste significante nas fontes e links para que as pessoas com pouca visão possam distinguir cada item do site sem qualquer dificuldade. Siglas e abreviações devem ser evitadas ou descritas ao usuário”, explica Eustáquio Martins.
Ele ressalta que as mudanças não serão apenas estéticas. “Haverá também reformulação do modo como é desenvolvido o site. Para facilitar a usabilidade de quem possui alguma limitação motora haverá redistribuição de links, tornando mais fácil a chegada a determinado ponto da página. Descrever e dar títulos às figuras, bem como permitir a manipulação do tamanho da fonte, também são medidas adotadas a favor do usuário”, acrescenta.
“Além disso, os portais poderão ser navegados com a ferramenta DOSVOX, uma referência nacional em acessibilidade para deficientes visuais. Ela possui um sistema de síntese de voz, ampliador de telas e outras funções que permitem a essas pessoas o desenvolvimento de suas tarefas de forma independente”, finaliza Eustáquio.
Outros portais
No Espírito Santo, o portal de notícias Gazeta Online também adotou o conceito de acessibilidade e já dispõe dessas ferramentas para seus usuários. O site tem o cuidado de deixar suas interfaces usáveis e foi validado pelo avaliador “Da Silva” (www.dasilva.org.br) como acessível. A organização avalia o código HTML e faz uma análise do conteúdo, verificando quais sites estão ou não dentro de um conjunto de regras que beneficiam o PNE.

Fonte: Oficina da Net

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More