segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Imagem comprova existência de líquido em lua de Saturno

* Artigo do site iConnect.

Titã, um dos satélites naturais de Saturno, sempre guardou mistérios por ser o único com atmosfera no sistema solar. No entanto, nesta quinta-feira (17), os cientistas da Nasa (agência espacial americana) confirmaram uma suspeita antiga: a de que existe um oceano na lua do planeta famoso pelos anéis.

No entanto, não se trata de água, como na Terra, mas sim um mar de hidrocarbonetos. Mesmo assim, a descoberta anima os astrônomos, pois se trata do único corpo no sistema solar (fora a Terra) a suportar material líquido na superfície.

A comprovação de 20 anos de teoria dos cientistas veio com uma foto tirada pela sonda espacial Cassini, da Nasa, que estuda Saturno e seus satélites. Na imagem acima, é possível ver a luz do Sol sendo refletida dentro do planeta, o que evidencia a presença do oceano no hemisfério norte de Titã. A foto foi tirada pelo equipamento em 8 de julho com o auxílio do espectrômetro infavermelho.

"Esta única imagem diz muito sobre Titã - a atmosfera grossa, lagos na superfície e características de outro mundo", disse Bob Pappalardo, cientista de projeto da Cassini no Laboratório de Propulsão à Jato (JPL, na sigla em inglês) da agência. "Estes resultados nos lembram o quanto o satélite é único no sistema solar", disse Ralf Jaumann, membro do time de cientistas do centro aeroespacial alemão.

Fonte: Oficina da Net

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More