segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O futuro do desenvolvimento web: HTML 5

* Artigo do site iConnect.

No momento de escrever este artigo, a especificação de HTML 5 está ainda em fase de prova, não obstante, em alguns navegadores, recentemente estão se colocando em funcionamento, de forma experimental, algumas das características que trará consigo este novo padrão. Paralelamente, vão surgindo novas informações e referências que explicam o que é HTML 5, o que faz com que nos sintamos cada vez mais impacientes por conhecer bem as novas particularidades da linguagem e sobretudo, por começá-las a aplicar em nossos desenvolvimentos.

Por que se cria HTML 5

Aos que se dedicam a fazer páginas web sabem que um website é como um quebra-cabeça de tecnologias que operam entre si. Para fazer uma página, à princípio , se necessita simplesmente HTML, porém esta afirmação hoje tem pouco a ver com a realidade e com as necessidades dos desenvolvedores para criar uma rica experiência de usuário.

É que hoje poucos websites se baseiam unicamente em HTML. Pode-se utilizar CSS para definir o aspecto da página, algum tipo de script do lado do cliente, em Javascript, vídeos em diversos formatos ou Flash para realizar alguma animação ou interação com o usuário. Para poder se beneficiar e integrar todas estas tecnologias, existem uma infinidade de etiquetas que se foram criando, segundo iam se necessitando, e as quais não passaram pelo filtro dos normalizadores de tecnologias como o W3C.

Portanto, mais de 10 anos depois que se publicasse a última especificação do HTML, resulta primordial para o futuro da web a criação de um novo padrão que recolha e solucione de alguma maneira, as necessidades dos desenvolvedores que se foram criando ao longo de todo este tempo.

Esforços em diversas vertentes para a criação de HTML 5

Sem dúvida já faz tempo que se necessitava esta nova especificação, que hoje ainda está em fase de prova e poderíamos nos perguntar: Por que se passou tanto tempo sem se publicar esta nova versão da linguagem? A resposta é que HTML 5 se converteu em um projeto muito ambicioso, onde há muitas pessoas, empresas e instituições que têm muito que opinar. É de vital importância, portanto, coordenar a todos os implicados para criar um único ponto comum, que assegure esta vez um êxito da tecnologia como um padrão.

À princípio, os encarregados de regular os padrões da Internet são os integrantes do W3C, que estiveram trabalhando durante bastante tempo em outras linguagens como XML. Não se pode dizer que deixaram de lado HTML, porém de alguma maneira estavam criando outros padrões mais rígidos que substituíssem a linguagem. Diante dessa falta de interesse em HTML e as necessidades reais dos desenvolvedores de webs por parte do W3C, se criou em 2004 uma comunidade de pessoas interessadas em melhorar e modernizar a linguagem de marcação. Este novo grupo, chamado WHATWG (Web Hypertext Application Technology Working Group), se criou a raiz de uma conferência do W3C com pessoas integrantes das equipes de desenvolvimento de Apple, a Fundação Mozilla e Opera, ao que se foram agregando pessoal de Microsoft e outras empresas implicadas no mundo web.

O WHATWG, que funciona de maneira independente do W3C, tem como objetivo principal trabalhar na nova especificação do HTML 5 e a eles devemos muitos dos avances que estão por chegar com relação à linguagem. É uma organização aberta, onde qualquer um pode participar livre e gratuitamente. De fato, segundo comentam em sua web, estão realmente interessados nas opiniões e interesses das pessoas que trabalham com o desenvolvimento web, para criar umas especificações que respondam às necessidades reais dos profissionais da Internet.

Links relacionados

Para a documentação dos leitores, publicamos os links às provas de especificações do HTML 5 e as organizações que trabalham nelas:

W3C HTML Working Group:
http://www.w3.org/html/

WHATWG
http://www.whatwg.org

Última versão publicada das especificações de HTML 5
http://www.w3.org/TR/html5/

Especificações do HTML 5 pela WHATWG
http://www.whatwg.org/specs/web-apps/current-work/multipage/

Conclusão

Pudemos comprovar que existem numerosos esforços para a criação das novas especificações do HTML 5, realizados por distintas organizações, independentes, porém que trabalham em uma frente comum.

Fonte: CriarWeb

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More