sábado, 30 de janeiro de 2010

Google: muito além das buscas

* Artigo do site iConnect.

Google. Para muitas pessoas, apenas essa palavra já significa muita coisa. Para outras, essa gigante americana da internet é conhecida pelo buscador que lhe trouxe a fama e que marcou o nome da companhia na web.
O Google foi criado em 1996 por Larry Page e Sergey Bin, ainda estudantes universitários, que tinham a idéia de desenvolver um buscador rápido, eficiente e prático. Assim surgiu o famoso Google Search.
A escolha do nome foi a partir da expressão googol, que representa o número 1 seguido de 100 zeros. E, devido a um erro na hora do registro, chegamos ao Google! A sede da empresa fica no Googleplex em Mountain View, na cidade de Santa Clara, Califórnia, nos EUA.
Hoje, o Google é a maior empresa da internet e conta com dezenas de aplicativos e ferramentas que, na sua maioria, são gratuitas. E muitas delas você utiliza sem nem mesmo saber que faz parte dessa grande gama de produtos.
Digamos que você queira usar a internet para ver um vídeo bacana, que algum amigo seu comentou há um tempo. Você abre o Google Chrome e vai direto para o YouTube e tem acesso ao maior acervo de vídeos de todo o mundo, com diferentes funcionalidades e conexões com diversos lugares da rede.
Mais de 50% do mercado desse segmento é comandado pelo YouTube, sendo esse o sexto site mais acessado em todo o Brasil. O Google comprou o YouTube em 2006, por US$ 1,65 bilhão e unificou o serviço com o Google Vídeo. No mesmo ano a Time, uma das mais conceituadas revistas americanas, elegeu o serviço como a maior invenção daquele ano.
Ai, você quer mostrar aquele vídeo para todo mundo. Abrimos o Orkut e compartilhamos vídeos e fotos com toda a nossa rede de amigos. Aliás, o Orkut é a maior rede social do Brasil, com 23 milhões de pessoas filiadas ao serviço. Devido a esse número gigantesco, a rede social é comandada pelo Google Brasil desde 2008.
Feito todo o processo, você acessa o Gmail e troca conversas com seus amigos através do e-mail convencional ou pelo GTalk, a ferramenta de bate-papo do Google. O Google Mail é o maior serviço de emails da web, oferecendo mais de 7,3Gb de espaço para armazenamento na caixa de mensagens.

O Gmail conta com um laboratório de experiências, onde engenheiros trabalham diariamente para criar mais e mais funcionalidades e aplicativos para facilitar a utilização do serviço. Essa aba de criação é conhecido como Google Labs!
Papo em dia, você marca no Google Calendar um encontro com seus amigos e corre para o Google Maps para saber onde é aquele barzinho, restaurante, casa, prédio, praça... Onde quer que seja o ponto de encontro da galera.
Encontro feito, muitas risadas e muitas histórias para contar para todo mundo se divertir e ficar por dentro do seu dia-a-dia. Você corre para o Blogger e escreve desvairadamente sobre tudo o que aconteceu, coloca as fotos da galera (que também vão para o álbum do Orkut ou para o Picasa, que também é da gigante, e disponibiliza vídeos engraçados (que estarão armazenados no YouTube).
Aproveitando que está online, você vai ao Google Reader para dar uma atualizada nas suas informações sobre o mundo, através de uma seleção de Feeds que você elencou como mais importantes e relevantes para o seu conhecimento.
Mas ai tem aquela expressão em inglês que você não consegue entender, e ela é informação de total importância para o entendimento da notícia. Abre-se, então, o Google Translate e pronto! Informação completa!
O Google é um complexo de utilidades. Há produtos exclusivos para Microsoft, Mac, Linux, BSD, buscas especializadas para livros, artigos escolares, notícias, imagens, códigos abertos, saúde, ferramentas para comparar preços entre concorrentes, entre outras.
Resumindo, o Google sabe quem é você, o que você gosta de ouvir e ver, onde vai, com quem vai, o que faz, como faz, quem são seus pais e familiares e tudo mais sobre você, sem que tenha percebido!
Mas de onde vem a receita para tanto investimento em tecnologia e informação? Esse é o papel de dois aplicativos: Google Apps, um suíte de ferramentas corporativas para compartilhamento de documentos, e o Google AdSense, que é a publicidade online, com links patrocinados que geram lucro baseado ou na quantidade de cliques ou de visualizações. Esse último é a principal fonte de renda da companhia, depois da comercialização das ações na bolsa de valores.
Em 2009 o Google arrecadou mais de US$ 6,6 bilhões, superando todas as expectativas e gerando lucro 17% maior que em 2008.  As receitas geradas por sites parceiros, por meio do programa AdSense, foram de US$ 2,04 bilhões, ou 31% do total.
As ações da empresa estão constantemente entre as dez mais negociadas na Nasdaq, que é a bolsa de valores especializada em empresas de Tecnologia e informação. Em dezembro do ano passado, o Google foi a marca mais acessada nos EUA, retendo cerca de 155 milhões de usuários em algum produto da empresa, em uma média de 21 minutos de utilização.
Googlar, ou seja, o ato de usar algo relacionado da companhia foi considerado a palavra da década, em janeiro desse ano, pela American Dialect Society, uma associação que estuda a língua inglesa.
Visando ampliar a área de atuação, o Google criou o sistema operacional para celulares, o Android, que traz aplicativos e acessibilidade diferenciada, com visual mais dinâmico e, segundo a  Consultoria Gartner Inc, em 2012 responderá por 39% do mercado de smartphones.
Também entrou na briga dos Sistemas Operacionais, batendo de frente com o Windows, da Microsoft, e tem mostrado que está afim de enfrentar as batalhas futuras nesse mercado.
Aliás, a Mozilla Foundation disponibiliza em seu browser, o Firefox, um espaço de buscas do Google e cada vez que o usuário faz uma pesquisa através daquela janelinha, a empresa de Page e Bin paga uma porcentagem pelo acesso.
São dezenas de ferramentas, mais de 16 mil funcionários, milhões de usuários e um faturamento bilionário. O Google é muito mais que buscas, isso é um fato.
* Se você usa o Adwords, eles conhecem o seu plano de marketing e sabem o seu padrão de compras.
* Se você usa o Adsense, eles sabem qual dos seus sites ganham dinheiro, eles sabem como segmentar os anúncios para o seu site, eles sabem quanto pagar e quanto para mantê-lo.
* Se você usa Alertas, eles sabem quais são os tópicos importantes para você.
* Se você usa o Analytics, eles sabem quais sites você controla e/ou monitora, sabem sobre as variações e tendências de seu conteúdo.
* Se você usa o Blogger, eles sabem sobre o que você escreve. Cada palavra, cada frase, tudo e cada link.
* Se você usa o Calendar, eles sabem onde você foi, é, e qual deve ser o plano.
* Se você usa o Catalog Search / Product Search, eles sabem que os itens que são de interesse para você e quais os itens que você realmente compra.
* Se você usa o Checkout, eles conhecem todas as suas informações pessoais: nome, endereço, telefone, cartão de crédito.
* Se você usa Chrome, eles sabem tudo sobre a sua navegação na internet.
* Se você usa o Desktop, eles sabem o que você tem no seu PC.
* Se você usa Google Textos e Planilhas, eles sabem que você está escrevendo um TCC sobre Código-Fonte Aberto, e que sua conta corrente só terá R$100 no final da viagem.
* Se você usa o Earth, eles sabem os lugares do planeta que você tem desejo de pesquisa.
* Se você usa o FeedBurner, eles sabem tudo sobre os seus leitores e seus níveis de leitor.
* Se você usa o Finance, eles sabem sobre a existências de ações (e outros instrumentos) que você é proprietário, o que você monitora, e as tendências que você quer seguir.
* Se você usa o Gmail, eles sabem tudo. Sim, tudo.
* Se você usa os Grupos, eles sabem que você tem um fetiche por extraterrestres e discos voadores.
* Se você usa a Pesquisa de Imagens, eles sabem que você gosta da Britney Spears e tem um desejo estranho para o chocolate amargo e gosta de fotos de gatos.
* Se você usar Pesquisa Local, eles sabem onde você está agora, e no que você está interessado.
* Se você usa o Maps, eles sabem onde você poderia estar, onde você pode estar indo, onde você foi. E se você tiver GPS, eles sabem onde você está neste exato momento.
* Se você usa o Reader, eles sabem todos os seus interesses
* Se você usa o Search (pesquisa no Google qualquer), o Google sabe todas as pesquisas que você tenha feito.
* Se você usa o Google Talk, eles sabem quem são seus amigos.
* Se você usa a Toolbar, eles conhecem todos os web sites que você visita.
* Se você usa o Translate, eles sabem que você está aprendendo alemão.
* Se você usa o Google Video, a mesma coisa que para o YouTube.
* Se você usa o YouTube, eles conhecem todos os vídeos que você assistiu, os gêneros que você gosta, os vídeos danados que você anda assistindo, aqueles que você comentou/favoritou, e os vídeos que você enviou.

Fonte: Olhar Digital.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More