* Artigo do site iConnect.
Empresa segue pedido de escritores do país e afirma que “diferentes noções” sobre a legislação de direitos autorais causaram mal-estar.
O Google se desculpou com um grupo de autores chineses cujas obras foram digitalizadas para o serviço de livros online da empresa, o Google Books.
A Associação de Escritores Chineses postou uma cópia do comunicado do portal em seu site no domingo (10/1). No mesmo dia o representante do Google Books na Ásia, Erik Hartmann, entregou o pedido de desculpas em um programa transmitido por uma emissora estatal chinesa.
A China é um dos muitos países, incluindo os Estados Unidos e a França, que lutam contra o programa de biblioteca digital do Google. A desculpa veio após o grupo chinês demandar uma compensação para autores locais que tiveram as obras digitalizadas sem autorização pela empresa dos Estados Unidos.
O Google está digitalizando centenas de milhares de livros, frequentemente sem permissão dos donos dos direitos, e colocando uma amostra deles no serviço Google Books.
O gigante das buscas reconheceu no comunicado que digitalizou livros de autores chineses e disse que não fará mais isso sem permissão. O Google também disse que espera chegar a um acordo geral para resolver as tensões até março e para assinar um acordo final durante o segundo trimestre do ano.
“Devido a diferentes noções do sistema de direitos autorais na China e nos Estados Unidos, nosso comportamento causou um descontentamento dos escritores chineses”, diz o comunicado. “Nossa comunicação com autores chineses não foi boa o suficiente. O Google pede desculpas aos prejudicados pelo nosso comportamento.”
O Google está conversando com um grupo de proteção de direitos autorais local sobre o serviço de livros. Um escritor chinês chamado Mian Mian entrou com uma ação contra a empresa por ter infringido os direitos autorais de sua obra e colocado partes dela na internet.
0 comentários:
Postar um comentário