* Artigo do site iConnect.
Olá, pessoal, hoje vou mostrar como é rápido montar um ambiente Java/JEE em ambiente Linux. Para este artigo escolhi Ubuntu. Se você pretende usar o ambiente Linux como desenvolvimento Java, veja que a instalação e a configuração são tão fáceis quanto no Windows.
A versão que usei para fazer os testes foi Ubuntu 8.04, que oferece o recurso de virtualização, o que nos permite instalar a distribuição sem precisar particionar o HD, ou seja, o sistema operacional é instalado como programa.
O objetivo deste artigo é para você que é programador, desenvolvedor etc e deseja ter o Linux como ambiente de desenvolvimento. É comum ainda hoje encontrarmos desenvolvedores de nível Pleno, Sênior com conhecimento apenas em um ambiente de desenvolvimento na maioria Windows. Claro que não é requisito que o programador saiba programar em ambiente Linux, porém é um diferencial no currículo para qualquer profissional de TI.
Requisitos
- Ter o Ubuntu instalado no computador (é possível fazer a instalação Java via CD, porém as informações são perdidas quando a mídia é removida ou o computador é reiniciado)
- Deve estar conectado à internet, para atualização e download de alguns pacotes Ubuntu.
Instalando...
- Antes da instalação deve-se verificar qual versão do Java temos disponível para instalar.. Então abra Terminal (Applications ==> Accessories ==> Terminal)
- Digite java -version
No meu caso eu já estou com o java jdk instalado, mas se a sua distribuição não tem o jdk instalado, você não deve ter a linha Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.6.0_07-b06).
- Antes de iniciarmos a instalação do Java vamos verificar qual jdk está disponível. Por padrão o Ubuntu instala o JDK no diretório /usr/lib/jvm. Então digite o seguinte comando: ls /usr/lib/jvm, sua tela deve listar os JDK disponíveis.
- Se a sua distribuição não tem jdk 6 disponível para instalação, basta digitar o seguinte comando e aguardar concluir atualização.
sudo apt-get update
- Após atualização, ou se você já tinha o JDK 6 disponível para instalação, vamos instalar o JDK no Ubuntu. Então digite o comando seguinte:
sudo apt-get install sun-java6-jdk
- Se pedir senha, informe para poder prosseguir com a instalação. Essa é a senha do usuário que você está usando.
- Quando a instalação for concluída execute novamente o java -version e certifique que sua tela está igual a primeira imagem deste artigo.
- Agora precisamos configurar o arquivo /etc/jvm, pois esse é responsável por dizer qual ordem de pesquisa padrão JVM. Onde vamos informar a ultimo jdk instalado. Então digite sudo gedit /etc/jvm e deixe o arquivo como a seguir.
Configurando as Variáveis de Ambiente
- configurar as variáveis de ambiente é bem simples. Precisa abrir o arquivo /.bash_profile dentro do diretório HOME. Antes disso vire root, então digite:
su
Então digite o comando abaixo:
sudo gedit $HOME/.bash_profile
E deixe esse arquivo conforme a imagem abaixo.
Pronto, seu Java foi instalado e agora você já pode compilar suas classes .java e executá-las. Então, usando um editor de texto do Ubuntu, crie uma classe Java e salve em qualquer lugar e depois, via terminal, compile e execute. Veja:
Instalando TomcatCat
- abra o terminal e faça o login como root (su e depois a senha)
- Se você ainda não tem o tomcat para Linux, faça o download no link a seguir. O arquivo de que precisamos está no formato tar.gz
- http://tomcat.apache.org/download-55.cgi
- coloque o arquivo tomcat que foi feito o download na pasta /opt (poderia usar outra como /usr/local) fica a sua escolha. Para esse post usarei /opt
- Agora vamos descompactar para isso digite o comando seguinte:
- sudo tar -zxvf apache-tomcat-5.5.27.tar.gz
- entre no direto /opt e digite:
mv apache-tomcat-5.5.26.tar.gz tomcat
Acesse o diretório bin e vamos dar permissão aos arquivos .sh, digite:
chmod a+x /opt/tomcat/bin/*.sh
Agora vamos configurar as variáveis de ambiente, portanto digite os seguintes comandos:
export JAVA_HOME=/usr/lib/jvm/java-6-sun
export
CLASSPATH=/opt/tomcat/common/lib/jsp-api.jar:/opt/tomcat/common/lib/servlet-api.jar
export CATALINA_HOME=/opt/tomcat
export JRE_HOME=/usr/lib/jvm/java-6-sun/jre
- Outro modo de configurar a variável de ambiente para seu usuário é assim:
su seu_usuario ex.: su camilo
gedit ~/.bashrc
adicionar no final do arquivo os comandos acima.
Salvar e fechar
- vá no diretório bin (cd /opt/tomcat/bin ) e vamos dar um start no tomcat.
./startup.sh
- Abra o browser e digite http://locahost:8080 sua tela deve semelhante a imagem abaixo
Configurando TomCat Manager
Aqui vamos instalar o TomCat Manager para gerenciar as aplicações. Vejam como é simples.
sudo gedit /opt/tomcat/conf/tomcat-users.xml
Adicione as linhas abaixo ao arquivo:
roles="manager,admin"/>
- salve e pare o tomcat (ir na pasta bin e digitar ./shutdown.sh )
- Agora inicie o tomcat ./startup.sh
Acesse o tomcat e clique em TomCat Manager no menu a esquerda e você terá a resposta como a seguir:
Pronto! Tomcat preparado para trabalhar, então agora é mãos à obra. Espero que tenham gostado e que o post venha ajudar aqueles que estão migrando de Windows para Linux . A partir de agora você já pode compilar e executar suas páginas Servlet & JSP e seus arquivos .java em ambiente Ubuntu Linux.
Um abraço a todos e até a próximo artigo.
Fonte: iMasters
0 comentários:
Postar um comentário