* Artigo do site iConnect.
Quando o Google anunciou na última terça-feira (5) o lançamento do smartphone Nexus One, a especulação era de que o parelho foi batizado inspirado no personagem de mesmo nome do filme Blade Runner. No entanto, a família do autor Philip K. Dick, que escreveu o livro "Do Androids Dream of Electric Sheep?" (que deu origem ao clássico do diretor Ridley Scott), diz que não foi procurada para obter os direitos intelectuais de uso do nome - e que vai brigar por isso.
Isa Dick Hackett, filha do escritor norte-americano, afirma que não só o aparelho, mas também alguns dos recursos do Nexus One utilizam nomes da obra. Ela enviou uma carta ao Google exigindo que mude o nome do novo rival do iPhone, da Apple.
"O Google toma primeiro e depois lida com as consequências", disse Hackett na carta. "Na minha cabeça, há uma conexão muito óbvia com o romance do meu pai. As pessoas não entendem. É o princípio disso", afirma, complementando que deveria haver um diálogo com ela e que está aberta a isso.
Segundo o site Daily Mail, a empresa afirmou, durante o lançamento oficial, que não se tratava de uma referência ao nome do "replicante" no filme/livro, mas sim da utilização de uma palavra no senso original - de um lugar onde as coisas se convergem. O personagem, vivido no cinema pelo ator Rutger Hauer, não tem o nome "Nexus" registrado pela família Dick.
Fonte: Oficina da Net
0 comentários:
Postar um comentário