segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Fundamentos em Design IV

* Artigo do site iConnect.

ESPECIALIDADES DO DESIGN E SUA RELAÇÃO COM O DESIGN GRÁFICO

Design de Comunicação

É o tipo de Design que se aplica à construção de mensagens, com o objetivo de atribuição comercial para as mesmas. Este tipo abrange vários modelos de comunicação, aproximando-se por vezes do marketing. Todavia o que o diferencia do marketing propriamente dito, é não eleger o corporativismo* como fonte de seus argumentos contextualizados em algum tipo de referência comunicacional.

* Segundo o Dicionário De Língua Portuguesa Aurélio de 1988, corporativismo significa “Doutrina que prega a reunião das classes produtoras em corporações (associação de pessoas de mesmo credo ou profissão, sujeitas a conduta por estatutos, regras ou normas), sob a fiscalização do Estado.

Exemplos deste tipo de Design podem ser encontrados nas artes de rua, em anúncios ou locuções de caráter publicitário enquanto projeto e veículo de publicidade exatamente. O Design Gráfico é aplicado nesta especialidade, quando, por exemplo, anúncios precisam ser diagramados ou até mesmo quando uma campanha publicitária de caráter não sindical ou trabalhista necessita da criação ou edição de elementos visuais para posterior emprego em cartazes (pôster) ou outras
mídias impressas.

Design de Embalagem

É uma atribuição dada ao Designer oriunda do Design Gráfico e do Design de Produto. A característica ou a função do profissional inserido neste contexto é de criar e dar forma a embalagem de algum produto, preocupando-se com itens como ergonomia (ações que facilitam o manusear de um determinado produto ou tipo de invólucro que o mantém acondicionado - mais adiante teremos um post específico a Ergonomia) e estética visual do mesmo. A embalagem dentro deste contexto é vista através de uma maneira que a entende como uma fonte de ligação entre o produto, o produtor e o consumidor, estabelecendo uma relação muito específica e pessoal, onde além de servir de invólucro tem a função de veicular informação de caráter publicitário ou não. Pode ser vista muitas vezes, como o único meio de comunicação de uma Marca, de uma empresa. Desta maneira vê-se a íntegra responsabilidade de um Designer desta área, incluindo o Designer Gráfico, que é o integrante de uma equipe que vai projetar e diagramar os elementos visuais que serão colocados no rótulo.

Veja você que mesmo o Design abrangendo várias vertentes globais, sempre está associado a um único objetivo, que reúne em uma só função, todas as outras das diferentes áreas. Este objetivo é visto na contextualização de um projeto, quando vincula a campanha publicitária à necessidade do cliente e do consumidor, isto é, facilitar o câmbio visual de informações, formas e cores características.

De acordo com estudos, a embalagem para o consumidor é o que define um produto, um nome ou uma Marca, visto que não raro a estética da mesma é mais valorizada que o tipo de conteúdo. Se pensarmos caro internauta na variedade de produtos acolhidos pelo mercado com a mesma finalidade, o Design de uma caixa de suco, por exemplo, poderá refletir um ganho ou uma queda em sua venda, pois quem faz uma Marca crescer no mercado é o consumidor, que na
realidade serve de medida ou “termostato” para conceber bem ou não um Design de algum produto.

Sendo assim a embalagem é ao mesmo tempo expressão e atributo do conteúdo. Exemplos disto é o frasco de perfume, o extintor de incêndio, a caixa de lenços de papel, a caixa de fósforos, dentre outros, como a garrafa da Coca-Cola, a lata do Leite Moça e o frasco do perfume Chanel nº 5, que têm suas formas patenteadas. Atualmente a ligação entre esta área do Design e o marketing é tão intrínseca, que cursos de formação superior ministram a disciplina relacionada a esta para o próprio curso de Design e mais, para o curso de Marketing. Um exemplo ícone é a garrafa de Coca-cola, um clássico do Design pela sensualidade da forma, projetada por Earl R. Dean.

Logo, vejo que é importante definirmos o termo Marketing, pois sua associação com quase todas as áreas do Design é uma “regra.” Vejo a importância aqui de definirmos quatro termos antes de prosseguirmos, pois os mesmos irão aparecer com freqüência sobre a temática abordada nesta postagem.

São os termos:
1. MARKETING: Conjunto das atividades empresariais destinadas à descoberta conquista manutenção e expansão de mercados para as empresas e suas Marcas. O Marketing está mais relacionado com as tarefas que visam promover o produto ou o serviço e a política de preços, área que não cabe ao Designer desenvolver.

2. PUBLICIDADE: É a arte de exercer sobre um determinado grupo, ações que incitem este a consumir determinado produto ou serviço através de técnicas de propaganda com fins comerciais ou políticos. Veja que o Design não incorpora
fatores associados ao corporativismo como analisamos acima.

3. PROPAGANDA: Veiculação em através de meios de comunicação de ideais, teorias, idéias, serviços, produtos, Marcas e política partidária sob um pretexto de acolher um determinado grupo, que pode ser um grupo de bens de consumo, um grupo sindicalista, um grupo vinculado a algum partido político entre outros. Observe bem, que o Design apenas irá entrar como fonte de formalizar um projeto visual ou de um artefato, desvinculado totalmente das questões cujos
objetivos são de ordem corporativista como vimos. É um modo específico de se apresentar uma informação com o objetivo de “conquistar” novos adeptos, partidários ou clientes. Que fique claro!
“ A propaganda é para divulgar o produto e a publicidade se ocupa de vendê-lo”

Fonte: Oficina da Net

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