domingo, 23 de agosto de 2009

Atividade 2 - WEB 2.0



FERRAMENTAS GOOGLE

Funcionamento: O usuário deve ter um cadastro no Google. Com esse cadastro, o usuário pode utilizar todos os recursos oferecidos pelo Google, tais como: Google Docs, Google Earth, Google Maps, Google iBooks, Google 3D e planilhas eletrônicas.

Uso didático: O professor pode trabalhar com seus alunos com esses diversos recursos da Google. O Google Docs é uma excelente ferramenta para escrever textos e armazenar o histórico de arquivos de textos criados. Ou seja, pode ser usado para gravar trabalhos, notas de aulas, etc. O Google Maps e Google Earth podem ser usados nas aulas de Geografia de forma dinâmica, fazendo a interação do professor e os alunos, além do computador que é o ator principal. As planilhas eletrônicas do Google podem ser usadas para as aulas de Matemática aplicando os conhecimentos de sala de aula no computador de forma descomplicada e com uma gama maior de possibilidades de uso.

Ferramenta Web 2.0 para Professores: Atualmente, o Google é uma das empresas mais conhecidas em todo mundo, porém, as pessoas envolvidas com o processo de ensino-aprendizagem não estão preparadas para ministrar uma aula de qualidade com os recursos oferecidos pelo Google. Esse resultado vem da pouca experiência dos professores e *educadores com o computador e também pelo motivo que estes acham que o Google é somente o um buscador.


SLIDEBOOM

Funcionamento: O usuário deve construir uma apresentação utilizando ferramentas como o PowerPoint ou Flash, após esta etapa o usuário deve ser cadastrar no Slideboom para obter seu login de acesso. Então, no painel de administração, o usuário deve fazer o upload da apresentação para o site. Ao finalizar o processo de upload, o Slideboom irá disponibilizar uma url para o usuário copiar e colar no blog ou site dele.

Uso didático: Os professores podem utilizar o recurso da hospedagem de vídeos e apresentações no Slideboom para estruturar suas aulas e orientar seus alunos para também disponibilizar suas apresentações pelo Slideboom em seus blogs/sites caso os mesmos tenham. Com isso, pode se estabelecer uma boa relação interpessoal e um melhor compartilhamento de informações com a interação multimídia.

Ferramenta Web 2.0 para Professores: Para esta ferramenta poucos professores ainda estão preparados, pois, muitos ainda não sabem construir apresentações e nem vídeos.


WORDPRESS (BLOGS)

Funcionamento: Em muitos blogs o usuário deve criar uma conta gratuita para utilizar as ferramentas oferecidas para a construção dos blogs. Atualmente, os blogs são oferecidos por partes empresas como o Google e comunidades especializadas como o WordPress a disponibilização destas plataformas. Então, após criar a conta e obter o login, o usuário irá começar a trabalhar com o ambiente. As ferramentas dos blogs são bastante intuitivas e disponíveis em algumas línguas tornando o processo ainda mais prático.

Uso didático: Os professores podem utilizar a ferramenta para publicarem suas notas de aulas e trabalhos. Já os alunos podem criar sobre a orientação dos professores seus próprios blogs para postagem de tarefas e artigos. A utilização dos blogs traz diversas vantagens para os usuários, pois, os professores e alunos podem publicar as apresentações do Slideboom em seus blogs. Isso permite uma perfeita simetria entre professores e alunos e aulas mais produtivas e interativas, já que o aluno vai fazer parte da construção das aulas.

Ferramenta Web 2.0 para Professores: Para esta ferramenta poucos professores ainda estão preparados, pois, poucos sabem utilizar todos os recursos oferecidos pelos blogs e passar esse conhecimento para seus alunos.


MOODLE

Funcionamento: Alguns sites na internet como o Peripaton oferece a ferramenta Moodle para criação de cursos. Semelhante aos blogs o usuário precisa se cadastrar para construir os cursos, porém, o usuário pode participar de cursos como visitante. Ou seja, o usuário não precisa ter um cadastro no Moodle.

Para a construção dos cursos, o usuário encontra um ambiente simples para se trabalhar e com diversos recursos para acrescentar em um ou mais cursos, já que um mesmo usuário pode construir vários cursos e participar de cursos de outros membros do Moodle.

Uso didático: Ideal para professores e alunos, pois, o ambiente integra excelentes ferramentas, tais como: chat, fóruns, recursos multimídias, etc, onde estes usuários podem compartilhar informações e formar grupos de estudo. Outra grande vantagem, é que esses cursos podem ser feitos em qualquer lugar com acesso a internet. Em outras palavras, o professor pode passar dependendo do grau da turma, tarefas para serem executadas no laboratório da escola ou mesmo em casa.

Ferramenta Web 2.0 para Professores: Poucos professores conhecem essa plataforma de ensino e os responsáveis pela educação não divulgam esta ferramenta. Atualmente, temos exemplos de grandes universidades como a USP que utilizam à plataforma Moodle.

Conclusão

Apesar da grande modernização de várias escolas, e do aperfeiçoamento dos serviços da Internet, professores de outras áreas que não são da Computação, estão poucos preparados para ministrar uma boa aula utilizando os recursos da Web 2.0.

Atualmente, só os professores da Computação têm conhecimento pleno dos diversos recursos da Web 2.0 para ministrar aulas com qualidade e o mais importante tranquilidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More