Atualmente diversas ferramentas auxiliam para a dinamização das aulas. A ferramenta escolhida por nós são os blogs, pois são bastante versáteis e podem ser utilizados em diversas disciplinas educacionais. Segue abaixo a atividade proposta: Disciplina: Português Série: 2º ano - Ensino Médio Atividade: 1- Crie um blog através do site http://www.blogger.com/ 2- Personalize a aparência do blog a seu gosto. 3- Crie uma postagem com uma redação sobre o "Romantismo no início do século XX". Escreva sua própria redação e a revise antes de postar no blog. 4- Visite três blogs de seus colegas e leia as redações deles. Após a leitura, faça um comentário com uma análise crítica sobre a redação. Dupla: Andréia Helena e Paulo Ricardo
PROPORÇÃO DE DOMICÍLIOS COM ACESSO À INTERNET¹ Percentual sobre o total de domicílios²
1 Considerado somente o acesso à internet via computador de mesa (desktop) ou computador portátil (laptop e notebook).
2 Base: 20.020 domicílios entrevistados .
3 O critério utilizado para classificação leva em consideração a educação do chefe de família e a posse de uma serie de utensílios domésticos, relacionando-os a um sistema de pontuação. A soma dos pontos alcançada por domicílio é associada a uma Classe Sócio-Econômica específica (A, B, C, D, E).
PROPORÇÃO DE INDIVÍDUOS QUE ACESSARAM A INTERNET - ÚLTIMO ACESSO
Percentual sobre o total da população1
1 Base: 20.020 entrevistados. Respostas estimuladas.
2 Na categoria não integra população ativa estão contabilizados os estudantes, aposentados e as donas de casa. 3O critério utilizado para classificação leva em consideração a educação do chefe de família e a posse de uma serie de utensílios domésticos, relacionando-os a um sistema de pontuação. A soma dos pontos alcançada por domicílio é associada a uma Classe Sócio-Econômica específica (A, B, C, D, E).
CONCLUSÃO:
Conclui-se que os índices de acessibilidade a Internet por parte dos domicílios brasileiros acentua-se nas grandes metrópoles, ou seja, na parte Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Já as partes Norte e Nordeste mostram que houve um pequeno avanço. Outro ponto a se destacar é o acesso à Internet por Renda Familiar. Esse indicador mostra que a família brasileira cuja renda familiar é igual ou superior a três salários mínimos tem mais acesso à Internet.
No segundo indicador, por indivíduos que acessaram a Internet nos últimos meses (referente a 2008), houve um grande avanço nas partes Norte e Nordeste do país, já o restante das regiões esse índice se manteve. O motivo pelo aumento de acessos nas partes Norte e Nordeste do país é o resultado do grande investimento das Universidades e Empresas destas regiões pelo uso da internet e do computador nos seus processos cotidianos. E podemos confirmar a afirmação acima, tendo como base os índices de acesso por grau de instrução, que destaca que o indivíduo do nível superior tem mais facilidade e acessibilidade que dos outros níveis abaixo deste. Essa acessibilidade é fruto do investimento por laboratórios e bibliotecas com internet nas universidades e uso do computador com acesso a web nas empresas, facilitando o processo.
Então, o acesso a internet se concentra nas regiões de grande economia e nos indivíduos com boa sustentabilidade.
Sou Licenciado em Computação. Tenho experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Análise e Programação de Sistemas. Trabalho como WebMaster atuando de forma dinâmica e criativa, desenvolvendo soluções para projetos que exijam um design inteligente e inovador. Em especialização em Tecnologia e Projeto de Banco de Dados.