segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Atividade aplicada - Disciplina Português

Atualmente diversas ferramentas auxiliam para a dinamização das aulas. A ferramenta escolhida por nós são os blogs, pois são bastante versáteis e podem ser utilizados em diversas disciplinas educacionais. Segue abaixo a atividade proposta:
Disciplina: Português
Série: 2º ano - Ensino Médio
Atividade:
1- Crie um blog através do site http://www.blogger.com/
2- Personalize a aparência do blog a seu gosto.
3- Crie uma postagem com uma redação sobre o "Romantismo no início do século XX". Escreva sua própria redação e a revise antes de postar no blog.
4- Visite três blogs de seus colegas e leia as redações deles. Após a leitura, faça um comentário com uma análise crítica sobre a redação.
Dupla: Andréia Helena e Paulo Ricardo

domingo, 23 de agosto de 2009

Atividade 1 - INDICADORES DE USO DA INTERNET

* Dados da pesquisa feita em 2008 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil.

PROPORÇÃO DE DOMICÍLIOS COM ACESSO À INTERNET¹
Percentual sobre o total de domicílios²



1 Considerado somente o acesso à internet via computador de mesa (desktop) ou computador portátil (laptop e notebook).
2 Base: 20.020 domicílios entrevistados .
3 O critério utilizado para classificação leva em consideração a educação do chefe de família e a posse de uma serie de utensílios domésticos, relacionando-os a um sistema de pontuação. A soma dos pontos alcançada por domicílio é associada a uma Classe Sócio-Econômica específica (A, B, C, D, E).


PROPORÇÃO DE INDIVÍDUOS QUE ACESSARAM A INTERNET - ÚLTIMO ACESSO

Percentual sobre o total da população1

1 Base: 20.020 entrevistados. Respostas estimuladas.
2 Na categoria não integra população ativa estão contabilizados os estudantes, aposentados e as donas de casa.
3
O critério utilizado para classificação leva em consideração a educação do chefe de família e a posse de uma serie de utensílios domésticos, relacionando-os a um sistema de pontuação. A soma dos pontos alcançada por domicílio é associada a uma Classe Sócio-Econômica específica (A, B, C, D, E).


CONCLUSÃO:

Conclui-se que os índices de acessibilidade a Internet por parte dos domicílios brasileiros acentua-se nas grandes metrópoles, ou seja, na parte Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Já as partes Norte e Nordeste mostram que houve um pequeno avanço. Outro ponto a se destacar é o acesso à Internet por Renda Familiar. Esse indicador mostra que a família brasileira cuja renda familiar é igual ou superior a três salários mínimos tem mais acesso à Internet.

No segundo indicador, por indivíduos que acessaram a Internet nos últimos meses (referente a 2008), houve um grande avanço nas partes Norte e Nordeste do país, já o restante das regiões esse índice se manteve. O motivo pelo aumento de acessos nas partes Norte e Nordeste do país é o resultado do grande investimento das Universidades e Empresas destas regiões pelo uso da internet e do computador nos seus processos cotidianos. E podemos confirmar a afirmação acima, tendo como base os índices de acesso por grau de instrução, que destaca que o indivíduo do nível superior tem mais facilidade e acessibilidade que dos outros níveis abaixo deste. Essa acessibilidade é fruto do investimento por laboratórios e bibliotecas com internet nas universidades e uso do computador com acesso a web nas empresas, facilitando o processo.

Então, o acesso a internet se concentra nas regiões de grande economia e nos indivíduos com boa sustentabilidade.

Fonte: http://www.cetic.br/usuarios/tic/2008-total-brasil/index.htm

Obs.: Trabalho realizado com a aluna Andréia Helena.

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