terça-feira, 27 de outubro de 2009

A Pesquisa da Escola




Autor: Davi Marski
Tema do Texto: Ética do Conhecimento e a Cópia de Trabalhos Escolares (ou sobre a avaliação acadêmica por meio de trabalhos escolares)
Posição em relação ao texto: Nós concordamos e vivenciamos muito isso desde a época em que estávamos no Ensino Fundamental. Realmente os professores passam muitos trabalhos principalmente sem um objetivo específico. Nós enquanto professores acabamos por repetir esses mesmos atos. Isso é algo que realmente não deve acontecer. Acreditamos que este texto deve ser lido por todos os professores para que possam se conscientizar a respeito.


Por que os alunos copiam e colam os trabalhos escolares?

Uma grande falha na educação como um todo é a orientação para a elaboração de trabalhos. Muitos alunos copiam e colam informações da internet em seus trabalhos sem nenhuma estruturação de tópicos ou análise dos dados capturados na web. Essa falha no sistema de ensino é resultado do pouco incentivo do governo para as escolas, o difícil diálogo entre as escolas, alunos e seus pais e por último o mal preparo de professores para ministrar mais interativas. Segundo Marski, o professor fica feliz pois é fácil e cômodo avaliar um aluno por meio de “trabalhos”, os pais ficam felizes pois os seus amados filhos são “bons alunos” e “tiram boas notas” e por fim, os próprios alunos ficam felizes com “suas boas notas em seus trabalhos”, por “passar de ano” e finalmente, por conseguirem tudo isso com tanta “esperteza”. O autor defende a tese que as avaliações são o melhor método para avaliar um aluno. Nós discordamos por outra lado, o melhor método de avaliar um aluno é fazer com que ele pense, pense para a sociedade e para o proposito geral do trabalho pesquisado. Entretanto, o que vemos nas escolas e nas universidades são professores mal preparados e sem tempo, e para suprir essas graves falhas, eles passam vários trabalhos sem nenhum planejamento e não orientam de forma adequada os alunos, que por sua vez, talvez por não saber os assuntos pesquisados copiam informações da web e colam em seus trabalhos.

Isso acontecia antigamente?
Antigamente, o método de copiar e colar era feito pelos alunos, porém, em menor escala. Pois, como não existia a internet, os alunos pesquisavam seus trabalhos em livros e, muitos destes assuntos pesquisados era de difícil acessibilidade. Por outro lado, os alunos copiavam da mesma forma, porém copiavam dos livros para seus cadernos, o que hoje é o famoso CTRL+C e CTRL+V.

Copiar tem algum valor?
Copiar tem muito valor, pois é preciso copiar e trabalhar o conteúdo de forma a aprender com o mesmo e acrescentar novas idéias ao tema pesquisado e copiado. Conforme, explicamos só tem valor se você souber fazer críticas àquilo que você copia. Em outras palavras, é preciso ler bastante sobre o tema pesquisado e fazer referências que comprovem essa sua pesquisa.

O professor pode mudar isso?
O professor é aquele que tem o papel fundamental para mudança dessa cultura. É justamente o professor quem pode mudar sua postura, não passando apenas o trabalho para o aluno copiar, mas ler, interpretar e reconstituir esse conhecimento. O professor pode utilizar recursos interessantes, como a webquest, que permite que o aluno reflita sobre o conteúdo pesquisado e não apenas copie. Mas para isso, é necessário muita organização e planejamento por parte do professor.

Como orientar alunos a fazerem uma pesquisa?
A Webquest é uma forma interessante de orientar alunos a fazerem uma pesquisa. Com a Webquest, é possível planejar e direcionar a pesquisa dos alunos, dessa forma, eles terão que ler e aprender o conteúdo a ser visto e utilizado na atividade que deverá ser desenvolvida. Dessa forma, não será apenas uma pesquisa, mas uma construção de conhecimento.

Como avaliar?
A melhor forma de avaliar o aluno é desenvolvendo atividades que permitam que ele utilize seu raciocínio para construir seu conhecimento. Após a criação da atividade por parte do aluno, é possível questioná-lo sobre como foi a experiência do aluno ao criar a atividade e o que ele realmente aprendeu com isso. Trabalhos de pesquisas aleatórias realmente não são a melhor forma de avaliar o aluno.

Obs.: Pesquisa realizada com a Andréia Helena.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Melhorando a pesquisa na Internet

Atividade: Criar um sistema Wiki com a ajuda do Professor e publicar assuntos sobre Tecnologia pesquisados na Internet.

Desenvolvimento: Incentivar os docentes a buscarem informações na internet de forma dinâmica, ou seja, o professor deve dividir a turma em pequenos grupos.

  • Grupo de coleta de dados;
  • Grupo de análise dos dados;
  • Grupo de construção de artigos sobre os temas pesquisados;
  • Grupo de publicação dos artigos;
  • Grupo de revisão dos artigos.

Para cada assunto pesquisado, as equipes devem se alternar, ou seja, todos devem passar pelas 5 etapas de pesquisa e de construção do raciocínio sobre o assunto principal da pesquisa.

Os alunos devem colocar a referência dos temas pesquisados na publicação do artigo e também cada grupo deverá apresentar as facilidades e dificuldades da pesquisa para a turma. Em outras palavras, os alunos devem mostrar os recursos que foram usados para a pesquisa, o modo ou lugar (es) mais fácil (eis) para fazer a pesquisa e também os meios mais críticos ou com informações incorretos sobre o tema proposto.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More