sábado, 14 de fevereiro de 2009

Práticas desenvolvidas no Laboratório por professores e alunos

O presente documento tem por finalidade apresentar as práticas desenvolvidas entre Professores e Alunos no Laboratório de Informática do Colégio de Aplicação (CAP) do Centro Universitário Geraldo Di Biase – UGB.

O Colégio de Aplicação está localizado no bairro Aterrado, na cidade de Volta Redonda. É um colégio que tem uma proposta pedagógica com incentivo à utilização da tecnologia em sala de aula através do sistema Positivo de ensino.

O laboratório onde foi feito à pesquisa contém capacidade suficiente de computadores para os alunos. O material necessário (pincel atômico, retroprojetor, datashow, apagador) para a realização das aulas ministradas pelo professor, nem sempre está à disposição para o desenvolvimento das aulas. A pesquisa foi realizada no laboratório 2 (dois) da Instituição Geraldo Di Biase.

A diretoria e a professora da turma de Informática do Colégio de Aplicação do UGB foram bastante atenciosos e prestativos, possibilitando a um ambiente confortável para fazer a pesquisa.

Os alunos do Colégio de Aplicação são muito interessados, porém pouco questionadores e participativos, criando uma barreira entre o professor e os alunos. Entretanto, os professores incentivam os alunos de diversas formas. Uma delas é através do sistema Positivo de ensino, que nada mais é que um portal de ensino, onde os alunos encontram diversas notícias, artigos, histórias, jogos e outros recursos de diversas áreas do conhecimento humano, podemos destacar aqui a matemática, física, história e geografia como os que chegamos a conhecer. Com uso desses recursos, a informática pode proporcionar a estes alunos um legue de conhecimento e aprendizagem, porém, não é bem isso que notamos em nossa pesquisa. Talvez, por falta de mais esclarecimentos de utilização desses recursos ou talvez falta de reuniões com pais e alunos salientando sobre esses novos recursos didáticos, os alunos não chegam a desfrutar com mais ânimo destas ferramentas.

E como resultado de nossa pesquisa concluímos que a Informática ainda é um recurso didático e não uma ferramenta de aprendizagem, pois, por mais que o professor se esforce isso não depende só dele, precisa de mais conscientização e união por parte dos alunos e pais e também por parte de muitos professores e todo o sistema de coordenação para o ensino dos educandos.

Esta pesquisa realizada Colégio de Aplicação foi muito agradável, pois permitiu a análise do de um dia e posteriormente do dia a dia da interação professor e aluno.


Observação: Atividade realizada com a aluna Andréia Helena de Almeida.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More